• 1

  • 2

  • 3

  • 4

 O que é o E.M.D.R*?

E.M.D.R. - Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares), É uma técnica terapêutica desenvolvida na década 80 pela psicóloga norte-americana Francine Shapiro. No período em que foi criada pretendia o tratamento de pessoas com Perturbação do Stress Pós-traumático devido a exposição à guerra, maus tratos abusos físicos e sexuais, acidentes de trânsito, etc. 

Mas o que faz o E.M.D.R.?

O E.M.D.R. permite o reprocessamento neurológico de memórias problemáticas e dolorosas. A integração do conteúdo neuronal em diferentes hemisférios cerebrais faz com que o reprocessamento destas memórias seja possível, conduzindo ainda o próprio cérebro a encontrar a autorregulação ao reordenar os componentes cognitivos geradores das memórias negativas.

Para isto é utilizado movimentos oculares e estímulos bilaterais específicos (dos hemisférios cerebrais) havendo assim uma dessensibilização e uma reprogramação (reprocessamento) mental destas memórias perturbadoras. Já que as recordações e vivências do passado, quando traumáticas, ficam negativamente registadas na mente.

 

Como funciona? 

Na aplicação da técnica existem algumas etapas. Mas, basicamente funciona através de perguntas realizadas pelo profissional que esta a conduzir o processo que vão ativar diferentes regiões cerebrais de ambos os hemisférios.

Na sequência são realizadas estimulações sensoriais bilaterais (movimentos oculares, sons e toques) que vão impulsionar a comunicação entre distintas regiões cerebrais de ambos os hemisférios, com o intuito de integrar as informações e transformá-las.

Quais são as indicações de tratamento?

O E.M.D.R. está indicado no tratamento de uma série de perturbações psiquiátricas e problemáticas recorrentes, sendo que crianças, adolescentes, adultos e idosos podem beneficiar destas técnica. Dentre a variabilidade de indicações a sua aplicação temos:

·         Instalação de Recursos Pessoais Positivos

·         Melhorias no Desempenho Académico, Profissional, Social, etc.

·         Redução do Stress;

·         Baixa Auto estima;

·         Bullying (humilhação, exclusão, difamação e agressão na escola);

·         Dificuldades de Aprendizagem;

·         Gagueira;

·         Sindrome do Pânico;

·         Perturbação Depressiva;

·         Fibromialgia e Fadiga Crónica;

·         Perturbação Bipolar;

·         Fobias;

·         Perturbação do Stress Pós-traumático

·         Dificuldades de relacionamento e timidez;

·         Perturbação de Ansiedade Social e Generalizada

·         Problemas relacionados ao Desempenho Sexual;

·         Somatizações;

·         Memórias intrusivas e perturbadoras;

·         Pesadelos recorrentes;

·         Perdas e Adaptações de vida (Luto Patológico, Desemprego, Divórcio, etc.);

·         Vítimas de violência doméstica, de género, sexual, catástrofes naturais, acidentes, etc.

 

Em Portugal apenas profissionais certificados pela Associação E.M.D.R. Portugal e pela E.M.D.R. Europa podem aplicar esta técnica.

Se pretende obter mais informações, entre em contato diretamente connosco aqui