• 1

  • 2

  • 3

  • 4

 

O que é a Perturbação da Ansiedade Generalizada?

A Ansiedade é um estado físico e mental que deriva objectivamente de uma emoção primária: o medo. Este estado de medo gera preocupações recorrentes e excessivas sobre diversos aspectos da vida que nos esgotam as energias e consomem boa parte do nosso tempo e qualidade de vida.

Convém destacar que a Ansiedade cria no nosso corpo um estado de vigília que nos mantém em alerta, fazendo com que o nosso corpo e a nossa mente fiquem preparados para responder à agressões exteriores que avaliam como potencialmente ameaçadoras, excedendo as nossas capacidades de enfrentá-las.

Por norma as queixas que trazem os clientes aos consultórios clínicos (depois de esgotarem outras possibilidades de resolverem o problema) são as queixas físicas, tais como, a fadiga, a tensão muscular,  os afrontamentos, suores e arrepios, as mãos húmidas, a boca seca, as tonturas e vertigens, entre outras.

O diagnóstico, obrigatoriamente, deve ser realizado por um profissional da saúde mental (psicólogo clínico ou psiquiatra),que terá em consideração os sintomas descritos acima (e muitos outros), além da frequência e intensidade dos sintomas ansiógenos. A Ansiedade quando não tratada adequadamente pode levar ao desenvolvimento de outras perturbações psicológicas/psiquiátricas ou pode mesmo manifesta-se em comorbidade com estas perturbações, como por exemplo: Stress Pós-Traumático, Perturbação da Depressão, Ataques de Pânico, Compulsões-Obsessões; Fobia Social; Fobias Específicas (animais, lugares, etc.); Perturbações Alimentares; Perturbações do Sono; Perturbações Aditivas (álcool, drogas, etc.); Fibromialgia, entre outras.

 

Como é realizado o tratamento?

O tratamento deve ser adequado as necessidades e características de cada cliente. Os estudos e investigações científicas atestam que o método mais eficaz é o que integra a vertente farmacológica (que requer acompanhamento psiquiátrico) e a intervenção psicoterapêutica realizada por um psicólogo clínico ou psicoterapeuta habilitado, sobretudo que actue na abordagem cognitiva comportamental, que unanimemente, os resultados de diversas investigações apontam como a abordagem terapêutica mais eficaz no tratamento da Ansiedade.

A maior parte das pessoas com Ansiedade Generalizada apresenta melhoras e retoma as suas actividades satisfatoriamente depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada logo que os sintomas comecem a causar prejuízos em algumas áreas da vida (pessoal, familiar, social, académica e/ou profissional). O diagnóstico precoce da Ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são fundamentais para obter melhores resultados e menores prejuízos.

Se gostou deste artigo, poderá interessar-se também por Minha Mente não Pára.

Se pretende obter mais informações poderá entrar em contacto connosco!